Acesso Inscritos

Palestrantes

Marcus Accioly

Marcus Accioly

Cidade:Recife-PE
IES:Universidade Federal de Pernambuco
Breve currículo: MARCUS (MORAES) ACCIOLY nasceu no engenho Laureano, Aliança, Pernambuco, a 21 de janeiro de 1943. É formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, e pós-graduado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, francês, alemão. Possui poemas musicados por Capiba, Cussy de Almeida, César Barreto, Josefina Aguiar, Fernanda Aguiar, Paulo Fernando Gama, Arnaut Matoso, Sandro Guimarães de Salles, Édison D’Ângelo, Demétrio Rangel, Genivaldo Rosas e outros. Além de Íxion - uma tragédia à grega - teve livros adaptados e encenados, como peças de teatro, em São Paulo, Bahia e Pernambuco. Foi integrante do Movimento Armorial e — com o seu irmão Nestor Accioly — apresentador e declamador da Orquestra Armorial de Câmera. Tem sido escritas dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre a sua obra. Exerceu, entre várias funções públicas, a de Coordenador Cultural do Nordeste/Ministério de Educação e Cultura (gestão Eduardo Porteila), Chefe da 4ª Superintendência Regional da Secretaria de Cultura da Presidência da República (gestão Sergio Paulo Rouanet) e a de Secretário Executivo do Ministério da Cultura (gestão Antônio Houaiss). Pertenceu ao Conselho Federal de Cultura e ao Conselho Nacional de Política Cultural, Rio de Janeiro. Faz parte do Conselho Estadual de Cultura de Pernambuco. Professor (aposentado) de Teoria Literária da Universidade Federal de Pernambuco, ocupa, na Academia Pernambucana de Letras, a cadeira n° 19, deixada pelo poeta João Cabral de Melo Neto. Lançado por César Leal no Suplemento Literário do Jornal Diário de Pernambuco, em 1967, entre 1968 e 2008 — os 40 anos da sua carreira literária — Marcus Accioly publicou quinze livros e possui dez inéditos Faz parte da Geração-60 que, no Recife, é denominada de Geração-65.

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

Rita De Cássia Souto

Cidade:Maceió-AL
IES:Universidade Federal de Alagoas
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1312070903160476
Breve currículo: Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Letras e Linguística pelo mesmo Programa e graduada pela Faculdade de Letras (FALE/UFAL). Atua como professora na graduação (presencial e à distância) e na Pós-graduação (Acadêmica e Profissional) na Fale/UFAL. Participante e uma das líderes do Grupo de Estudos Ensino e aprendizagem de línguas, desenvolve pesquisas sob a perspectiva da Linguística Aplicada, articulando reflexões sobre a prática de sala de aula e os estudos discursivos, com os seguintes temas: Ethos, Estudos argumentativos, Produção Textual em Língua Portuguesa, Estudos de Identidade e Formação de Professores. Atualmente é membro do corpo editorial da Revista Leitura (PPGLL/FALE/UFAL).

Maria Inez Matoso Silveira

Maria Inez Matoso Silveira

Cidade:Maceio-AL
IES:Universidade Federal de Alagoas
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1877904100434370
Breve currículo: Possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Alagoas (1974), Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação da UFAL como professora e pesquisadora, atuando na Graduação (curso de Pedagogia). É também professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Letras da UFAL. Tem experiência nas áreas de Leitura e Cognição, Linguística Textual, com ênfase em componentes sociocognitivos no processamento de compreensão de textos, atuando principalmente nos seguintes campos: formação de professores, ensino de línguas, leitura instrumental, teoria e análise de gênero textual (concepção sociorretórica) e letramento. Líder do GETEL – Grupo de Estudos do Texto e da Leitura – Perspectivas Interdisciplinares (Diretório de Pesquisas-CNPq). Coordena, no momento, um projeto dentro do Programa Observatório da Educação (CAPES/INEP-049/2012-Proposta 22456) no Centro de Educação da UFAL, relacionado ao ensino da lectoescritura nos anos iniciais do ensino fundamental.

Vera Lúcia Romariz Correia de Araujo

Herbert Nunes de Almeida Santos

Cidade:Maceió-AL
IES:Instituto Federal de Alagoas
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4602159770025420
Breve currículo: Líder do grupo de pesquisa GENTELLI(IFAL/CNPq). É professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas- IFAL, e da Universidade Aberta do Brasil- UAB, atuando nas disciplinas de Língua portuguesa, Literatura brasileira e literatura portuguesa. Professor da pós-graduação em Linguagens e Práticas Sociais/IFAL. Tem graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2004), mestrado e doutorado em literatura brasileira (2007/ 2011-UFAL). Atua nos campos das Letras com ênfase nos Estudos culturais, na poesia, no riso satírico, na Literatura com temática negra, e no ensino das Novas Tecnologias na Educação.

Antonio Carlos dos Santos Xavier

Antônio Carlos Xavier

Cidade:Recife-PE
IES:Universidade Federal de Pernambuco
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7621453362859742
Breve currículo: Professor Titular em Linguística do Departamento de Letras da UFPE. Pós-doutor em hipertexto, linguagem e retórica digital (2012) pela Universidade de Paris-VIII, França; Doutor em Linguística (2002) pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil ; Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Atua nas áreas de Linguagem-Educação-Tecnologia, Semântica, Pragmática, Filosofia da Linguagem e Linguística de Texto. Orienta trabalhos de mestrado e doutorado. Realiza pesquisas sobre: Hipertexto, Tecnologia, Aprendizagem, Letramento, Retórica e Cultura digital, temas voltados para a construção de teoria e da prática de formação docente. É fundador e primeiro presidente da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Abehte). Atualmente é conselheiro da Abehte e coordenador do Grupo de Pesquisa Nehte (www.ufpe.br/nehte). É editor da Hipertextus Revista Digital (www.hipertextus.net ) e membro do conselho editorial de periódicos científicos. Autor de artigos científicos, de opinião e de livros como: A Era do Hipertexto: linguagem e tecnologia (Edufpe), Hipertexto & Cibercultura (Editora Rêspel), Hipertexto e gêneros digitais (em parceria com Luiz Antônio Marcuschi - Editora Cortez), Como se faz um texto (Editora Rêspel), Como fazer e apresentar trabalhos acadêmicos em eventos científicos (Editora Rêspel).